Crônicas, Contos, Pensamentos, Poesias e Teatro

Contos, Crônicas, Poesias e Teatro
Pensamentos e Reflexões

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Tocs de uma Mente (confusa) Capricorniana

Conversando com minha melhor amiga que mora milhas daqui, tenho duas grandes, infinitas e crônicas melhores amigas que estão bem longe, Sydney e Los Angeles. Então dependo de câmeras, wi-fi e computadores para me relacionar faz tempo. Talvez por isso me sobre tanto assunto para escrever. As vezes chamo uma delas cheia de conflitos internos para debater, mas acabo esquecendo e deixando elas falarem. Gosto de ouvir as histórias das crianças.., ouço atenta e me esforço para trazer uma luz, uma visão sempre otimista. De fora é tudo tão mais fácil…! 

Minhas amigas filhas da puta fazem muita falta no meu dia a dia!

A real é que essa pandemia me fez perceber que eu sempre vivi um tipo de isolamento, vendo as pessoas chegarem e saírem. E eu no mesmíssimo lugar. Eu enxergava só o lado ruim disso, era uma sensação de ver o mundo passar pela janela de casa ou da tela do computador, como uma novela e nunca chegava minha vez, a hora da minha fala. Ou quando chegava a oportunidade eu tinha esperado tanto, tanto que mal conseguia relaxar e curtir. Me mostrar de verdade. A ansiedade da solidão pode transtornar as relações, o modo como a gente troca com o outro. Como escutar e como se expressar. Mas como toda moeda tem dois lados, a vantagem é que tive bastante tempo para entender de tecnologia, montar meu escritório, arrumar minha casa, a de dentro e a de fora, do jeito que eu gosto que fico confortável, quieta, tranquila. Em casa.

Como capricorniana a vida me mostrou que para eu conseguir criar, ou para acalmar meu coração eu preciso antes organizar tudo ao meu redor, casa limpa, cama arrumada, roupa na máquina batendo (música para meus ouvidos!), frutas na fruteira, geladeira OK, cafezinho quente, copinho d'água.., assim consigo me sentir totalmente livre para deixar minha mente viajar. Até quando vou de fato viajar, eu faxino a casa toda do teto ao chão e antes de sair vou filmando cômodo por cômodo, janelas travadas e torneiras fechadas. Bocas de gás todas 1, 2, 3, 4 e forno! Forninho elétrico, tomada off, torneira máquina de lavar, apertada. Pia, geladeira, pronto, última olhada panorâmica e fecha porta, duas voltas –filmando tudo- tiro a chave e guardo no porta-chaves (*) no bolso interno da mala. Dou o stop e tenho o documento de que cumpri com todo meu check-list. Com esmero. Relaxa!! Qualquer pânico, sem pânico!! Posso seguir adiante. Isso porque não tenho mais um gatito, dai eu nem conseguiria sair de casa. No momento estou proibida por mim mesma de ter qualquer distração peluda ronronando olhando no fundo dos meus olhos. Viro zumbi-escrava, ainda não tenho maturidade.

Outra mania que trago da infância, Lego, mudo tudo o tempo todo, todos meus móveis são “itinerantes”, fácil de movimentá-los e quase todos posso fechar e guardar, adoro me surpreender e quando não quero mais, quando preciso de espaço, desmonto e num passe de mágica escondo no baú da minha cama ou no box do banheiro espelhado, meu almoxarifado.

Ando com uma obsessão especial por mesas. Mesas dobráveis. Tenho uma 60x60 daquelas que chamam de Beer, ela é realmente boa para isso, porque não cabe nada mais que um computador, nada de cadernos, livros e copo com canetas. Na primeira fase da pandemia cheguei a projetar dois tipos de mesa, uma lousa que vira mesa (**) e outra tipo prateleira, engraçado, sempre dobráveis. Mas deixei pra lá os projetos, muita confusão em plena quarentena. Dois meses depois, graças ao maldito algoritmo, achei uma escrivaninha que fecha de 1mx50cm perfeita, comprei. E esperei nervosa os 45 dias de entrega que ganharam mais 30 e nesse tempo acabei comprando uma prateleira em um loja e dois cavaletes em outra, torcendo para chegarem antes da escrivaninha. Chegaram antes e logo em seguida ela, a tão esperada. Feliz demais com minha mesa de trabalho!

Não satisfeita achei uma outra mesa, agora mesa mesmo, 1,20x0,70, caceteee é possível uma pessoa despirocar em mesa? Porque ontem fui dormir pensando na mesa, agora mesa e não mais escrivaninha, posso usar para jantares e guardar de novo no baú da cama, não é sensacional?? Ou estou meio atrapalhada mesmo, afinal são mais de seis meses vivendo exclusivamente em casa, melhor canalizar minha piração em outra mania que tenho além das mesas e reformas: fazer contas e esse mês eu já cheguei no meu limite.

Como amo fazer contas! Tem a ver com minha vida de atriz que precisa esticar o cachê, o outro lado sem glamour, que as pessoas não veem, render o que tenho, que tem a ver com meu lado consumista e tem também muito a ver com minha Liberdade. Organizar as finanças é LIBERDADE, é ter o controle real da nossa vida. Isso que me faz não despirocar mais nas mesas. Só vou comprar quando meu orçamento permitir. Click. Muda o foco.

Eu entendi que minha criação está totalmente relacionada com meu estado de espírito, se estou calma, a casa organizada, as contas em dia, a vida tranquila, consigo deixar minha mente fluir tranquilamente e expandir. Por isso insisto controle financeiro, organização, limpeza, disciplina é Liberdade! Dá espaço de ser feliz, de refletir, sonhar, de ter esperança e é isso que nos move, esperança de dias melhores. Por isso importante olhar sempre para dentro, onde está, o que está pensando e alimentando, o que faz pela sua matéria e pelo seu espírito? Somos totalmente responsáveis pela nossa vida.

Eu cuido de mim, aprendi a me amar, a lutar pelo meu bem estar e estando bem posso também cuidar dos outros. Quanto mais olho para dentro, mas quero estender minha mão!

A força está dentro de nós, cada um com a sua.

26 de dezembro de 2019

                  (**) projeto mesa sob medida, primeira fase pandemia

(*) língua presa na costura do bolso interno da mala, com um  mini mosquitão para prender o chaveiro


“... O tempo não pára no entanto ele nunca envelhece

Aquele que conhece o jogo, o jogo das coisas que são

É o sol, é o tempo, é a estrada, é o pé e é o chão...”  🎶 🎶 🎵  (Caetano Veloso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário