Crônicas, Contos, Pensamentos, Poesias e Teatro

Contos, Crônicas, Poesias e Teatro
Pensamentos e Reflexões

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Manchete!


Olhando para trás vejo que tenho uma relação curiosa com lavanderias…, são tantas histórias! Se eu tivesse percebido isso vinte anos atrás teria aberto a minha: Lavanderia Cica entra sujo e sai limpo! ou Lavanderia Cica aqui sujeira não se cria! Parece lavagem de dinheiro, mas estou falando sério, só não sou boa de slogans! Certeza que estaria rica.

Antes de mais nada te adianto que sou daquele tipo de pessoa que se você um dia se deparar com uma manchete: Atriz suicida, se joga do quarto andar em plena quarentena, se for eu saiba que, os melhores peritos criminais terão dificuldades em entender o que aconteceu, sou assim bem complicadinha por dentro. 

Outro dia estava na manutenção de uma das minhas manias, cobrir o sofá; envelopar o sofá! Baseado em técnicas de amarrações que venho desenvolvendo no decorrer da vida. Pendurando os três pedaços de brim preto, grandes, pesados no varal, subi o mesmo e prendi a cordinha no gancho da parede e antes de virar as costas, o varal com os três panos molhados, caiu, caiu tudo, não foi até o chão porque no meio do caminho tinha uma cabeça de azeitona, uma cabeça de azeitona estava no caminho, passou pelo vão das varas e parou no ombro, mas antes quase levou minhas orelhas!!! Tanta preocupação da Sosô não puxar meus brincos para deixar o varal arrancar quase os quatro de uma vez só!

Prá começar que eu jamais me mataria porque eu amo viver, mas sou tão desastrada que posso observando um passarinho cantar, ou pendurando uma cortina despencar janela abaixo! Isso me lembra uma história que aconteceu faz anos com a atriz Isis de Oliveira, quebrou ossos, desconjuntou tudo porque estava salvando seu gatinho, desequilibrou e caiu! Achei minha cara e coloquei rede no meu apartamento todo, um risco a menos! Manchete: Baixo Augusta, atriz desesperada sem contrato, não aguenta a pressão e se mata!

Hoje em dia tudo é um risco, acompanhado de uma tabela estatística dos graus de cada atividade; supermercado grau 3, ir à praia grau 5, viajar de avião grau 7, ir à igreja grau 9, esqueceram completamente de avaliar pendurar roupa no varal! Grau 10!
Depois de virar o banquinho que usava para alcançar o varal, que brilhantemente eu mesma idealizei quase no teto, pelo menos três vezes na minha canela, tive a sábia decisão de comprar um varal de teto, daqueles de cordinha. O velho, básico varal de teto, que sempre tive, menos aqui, porque eu tinha, estava no meu destino, levar três caneladas na vida para entender que canela dói mesmo, não tem carne, não tem nada, bate no osso faz barulho e dói! Não é uma boa meter uma canelada em ninguém.

Flashback instantâneo de uma vez que peguei um filme publicitário na O2 e foram remarcando a data, remarcando, até que na terceira vez, eu ansiosa e animadíssima quicando em casa, fritando um hambúrguer com a frigideira propositalmente torta para a gordura escorrer e ficar empossada de lado e longe. Tentativa de amenizar o impacto da junk food. Quando fui tirar o hambúrguer eis que ele roda pela frigideira e cai levantando a gordura e espirrando na minha mão. A mão toda queimada de óleo quente, lembro de pensar se eles trocarem de novo essa data posso sem querer cair da janela tipo a Isis..! Mas deu tudo certo, filmei com a mão cheiaaa de pintas castanhas e não abri a boca, nasci assim! Remarcação de data de filmagem Grau 9.

Tirando todos os acidentes que podem acontecer em um ap de 54 metros quadrados. Agora se não bastasse o isolamento, Sampa está quente pra cacete! Temperatura ambiente 33 graus em pleno inverno. Imagina quando chegar o verão?? O inferno de Dante!
Minha mente resiliente já começou a buscar maneiras de contornar esse inferno, já quero ir correndo e gritando na Leroy buscar esguicho (calculei uns 7 metros) e cadeiras de praia, passo o esguicho da janela da lavanderia para a varanda pelo lado de fora, eu animada, fita métrica e cálculos.., aaai passa o esguicho da torneira do tanque pela janela da lavanderia, pronto! Manchete: atriz..!

Eu li no livro Corações Sujos de Fernando Morais que grandes pensadores, filósofos, cientistas japoneses chegaram aqui no Brasil e para não chamar atenção da Shindo Renmei(*) abriam pastelarias ou lavanderias. Gosto tanto de lavar roupa, pendurar, ver secar e guardá-las que se não fosse meu teste de DNA eu fantasiaria que corre uma gota oriental em minhas veias, mas não..! Meu prazer é de ver o tempo passar, tirar a sujeira, sacudir e deixar respirar até secar. Tirar, esticar, dobrar e guardar. Exatamente assim que estou me sentindo nesse momento. Uma peça de roupa na gaveta, no guarda roupa. Limpinha, cheirosa, guardada.


FICA EM CASA!!!


Não mate e não morra.


"...tropeçava nos astros desastrada..." 🎶 🎶 🎵  (Caetano Veloso)



(*) Corações Sujos, autor Fernando Morais, leia e entenderá!!

(*) Shindo Renmei- Liga do Caminho dos Súditos foi uma associação de caráter nacionalista e considerada - atualmente -, como organização terrorista criada no interior de São Paulo no início da década de 1940 por isseis. Alguns membros mais fanáticos da associação (tokkotai) cometiam atentados violentos contra os isseis e nipo-brasileiros que acreditavam nas notícias da derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial. A Shindo Renmei matou, pelo menos, 23 pessoas e feriu outras 147, em sua maioria imigrantes de origem japonesa. (wikipedia)


2 comentários:

  1. Se recomendasse cuidado, estaria sendo ingrato com a arte de fazer arte nos mínimos trabalhos, e, mais ainda, com a sua extraordinária arte de narrar as artes que o cotidiano lhe põe como protagonista, em que pese a peninha que fico das marcar que em seu corpo ficam como registro, dispensáveis os tais pois pelo visto a memória dava conta da guarda.
    Foi um prazer ter estado por aqui, aliviando a sofreguidão da pandemia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras querido Sebastião!! Sigo tentando a todo custo, me manter viva! hehehhehehehhe ;)

    ResponderExcluir